domingo, 16 de agosto de 2015

Como trabalhar parágrafos de forma fácil e lúdica

Ensinar noções de parágrafo já no início da alfabetização ajuda a criança a 
compreender que um texto é composto por ideias, e que é preciso 
organizá-las.
Uma boa dica é pedir para os alunos sublinharem os parágrafos com cores 
diferentes

Sublinhar de amarelo o parágrafo que indica onde aconteceu a história; de
 azul, aquele com a descrição deste personagem; de vermelho, o que 
informa quem chegou para atrapalhar a vida do personagem principal; e, 
por fim, de verde, o parágrafo que destaca o que o personagem principal 
fez ao perceber que seria devorado.
A associação de uma cor diferente para cada parágrafo ajuda a demonstrar para a turma, de forma bem marcada visualmente, que são informações diferentes e, por isso, estão em parágrafos diferentes. Introduzir o ensino da paragrafação no ciclo de alfabetização ajuda a criança a “perceber que o texto é constituído de ideias”. “Favorece o aluno na sua tarefa de organizar, as informações trazidas ao longo do texto”.

A paragrafação traz a desmitificação de que uma história é feita apenas por inicio, meio e fim pois se fosse assim teríamos no máximo 3 parágrafos no texto todo.
     Tal habilidade de organizar o texto em blocos lógicos de sentido é mobilizada junto a outros conhecimentos linguísticos, como a pontuação e a estruturação dos períodos. 
      Além disso, outra característica da paragrafação é a de guardar certas regularidades conforme o gênero textual. “É próprio de alguns gêneros uma organização ‘em bloco único’, sem paragrafar; outros exigem uma paragrafação muito mais intensa, pelo tamanho e pela complexidade do tema”.
      “É possível entregar um pequeno texto escrito em bloco único para que os alunos ajudem a organizar, para que fique mais claro e os períodos fiquem com lógica nessa organização, ou então, ao contrário, entregar textos fatiados para que eles consigam perceber que uma parte complementa a outra e constrói essa teia textual”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário