Ensinar noções de parágrafo já no
início da alfabetização ajuda a criança a
compreender que um texto é composto
por ideias, e que é preciso
organizá-las.
Uma boa dica é pedir para os alunos
sublinharem os parágrafos com cores
diferentes
Sublinhar de amarelo o
parágrafo que indica onde aconteceu a história; de
azul,
aquele com a descrição deste personagem; de
vermelho, o que
informa quem chegou para
atrapalhar a vida do personagem principal; e,
por fim, de verde,
o parágrafo que destaca o que o personagem principal
fez ao perceber que seria
devorado.
A associação de uma cor diferente para
cada parágrafo ajuda a demonstrar para a turma, de forma bem marcada
visualmente, que são informações diferentes e, por isso, estão em parágrafos
diferentes. Introduzir o ensino da paragrafação no ciclo de alfabetização ajuda
a criança a “perceber que o texto é constituído de ideias”. “Favorece o aluno
na sua tarefa de organizar, as informações trazidas ao longo do texto”.
A paragrafação traz a desmitificação de que uma história é feita apenas por
inicio, meio e fim pois se fosse assim teríamos no máximo 3 parágrafos no texto
todo.
Tal habilidade de organizar o texto
em blocos lógicos de sentido é mobilizada junto a outros conhecimentos
linguísticos, como a pontuação e a estruturação dos períodos.
Além disso, outra característica da
paragrafação é a de guardar certas regularidades conforme o gênero textual. “É
próprio de alguns gêneros uma organização ‘em bloco único’, sem paragrafar;
outros exigem uma paragrafação muito mais intensa, pelo tamanho e pela
complexidade do tema”.
“É possível entregar um pequeno
texto escrito em bloco único para que os alunos ajudem a organizar, para que
fique mais claro e os períodos fiquem com lógica nessa organização, ou então,
ao contrário, entregar textos fatiados para que eles consigam perceber que uma
parte complementa a outra e constrói essa teia textual”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário